22 de fevereiro de 2015

Eleita a nova Coordenadora Geral do ISCF


Maria Alice Marques Cardoso, nasceu em 25/07/1965, na freguesia de Barreiros, concelho, distrito e diocese de Viseu.
É licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Coimbra.
É membro da direcção da Escola Profissional de Agentes de Serviço e Apoio Social - Fundação Monsenhor Alves Brás em Lisboa.
Ingressou no Instituto Secular das Cooperadoras da Família em 1985. Fez a oblação perpétua em 1995.
Foi membro do conselho geral cessante, na função de vice coordenadora geral.


“No coração do mundo com o coração de Deus, ao serviço da família” foi o mote orientador dos trabalhos da Assembleia Geral do Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF), reunida em Fátima, de 14 a 22 de Fevereiro.
A Assembleia Geral, como órgão máximo do governo do ISCF, constituída por delegadas vindas dos diversos países onde o Instituto está presente - Portugal, Espanha, França, Itália, Brasil e Angola – teve como objectivo avaliar os últimos seis anos de vida e acção, projectar os próximos e eleger a Coordenadora Geral e seu Conselho.
Na fidelidade ao Carisma do Fundador, Venerável Mons. Joaquim Alves Brás, e tentando perscrutar a vontade de Deus, as participantes, com a colaboração de especialistas nas matérias, reflectiram sobre a sustentabilidade do ISCF nas várias vertentes (humana, vocacional, espiritual, organizacional, económica, financeira e patrimonial).
Reflectiram também sobre a Missão hoje à luz da Exortação Apostólica Evangelli Gaudium e Sínodo dos Bispos sobre a Família, em busca de respostas para os desafios que se colocam hoje à Igreja, ao Instituto e à Família.

Da reflexão alargada, sobressaem as seguintes linhas orientadoras:
- Dimensão espiritual como principal prioridade no Instituto, conscientes de que esta é o garante da fidelidade vocacional, carismática e fonte de dinamismo apostólico, junto das famílias a quem por missão somos enviadas.
- Formação integral dos membros do Instituto, colocando especial relevo na área da formação familiar e no reforço da identidade carismática e missionária.
- Divulgação do Instituto e maior dinamismo na pastoral juvenil/vocacional, proporcionado experiências missionárias ad gentes, particularmente em Cabinda.
- Dimensão social e apostólica
a.    Investir na preparação dos jovens para o matrimónio;
b.   Apostar na evangelização e formação da família, privilegiando as famílias com quem trabalhamos no MLC – Movimento por um lar Cristão e nos
c.    equipamentos sociais;
d.    Fomentar a abertura de mais CAF`s – Centro de Aconselhamento Familiar.
Estar no coração do mundo como “sinal” da bondade e da beleza divina, levando a todos a “consolação de Deus” é o grande desafio que se coloca a cada cooperadora da família sob a dinamização da recém eleita Coordenadora Geral do Instituto Secular das Cooperadoras da Família, Maria Alice Marques Cardoso.

Fátima, 22/02/2015
Sandra Sousa e Deolinda Araújo




0 Comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More