23 de dezembro de 2011

Peça a Peça


Para nós, cristãos, Jesus já veio, vem e virá... 

A celebração do Natal, não é a espera, da primeira Vinda, mas sim o abrir do coração e da mente a "Essa Presença Divina" que vive, que está, e deseja erguer a "Sua Tenda" no nosso coração. Aí, sim, Ele quer habitar e oferecer-se-nos como dom do Pai e desvelador da nossa verdade, em Deus. Um coração acolhedor, liberto e transparente, será a "prenda" mais fabulosa a oferecer-Lhe" e em troca Ele dá-se-nos como riqueza. 

Na expectativa do grande dia, em família, e peça a peça, construa-se um estábulo digno para Jesus, mas que também faça espaço ao irmão, pois esse é o Presépio que mais agrada a Deus! 

Dia 1 - Estábulo - Em família, escolha-se o espaço onde construir o presépio. Nesse local ofereça-se o coração a Jesus, pedindo-Lhe para fazer nele a Sua Casa. 

Dia 2 - Telhado - Decida-se, em família, que cobertura colocar no Presépio. Comprometam-se a não desagradar a qualquer membro da família, criando condições, para que o Menino Jesus fique protegido. 

Dia 3 - Fendas - Ver como eliminar as fendas da construção e protejer os sentidos das tentações. Aqueça-se de calor humano o ambiente familiar para que o vento e o frio não esfriem as relações. 

Dia 4 - Teias de aranha - Limpem-se as várias peças do presépio. Ao longo deste dia, elogie-se um amigo, o marido, a esposa, os filhos, etc. É uma forma de limpar a teias de aranha do "presépio pessoal". 

Dia 5 - Vedação - Construa-se uma vedação à volta da manjedoura, mas também do coração. Mantenha-se, cada um vigilante para não ser ferido nem ferir. 

Dia 6 - Manjedoura - Em família, coloque-se a manjedoura no Presépio. Abstenham-se do conforto e de divertimentos excessivos. Arranjem o melhor e o mais quente espaço do coração, para o bem estar de Jesus. Falem-lhe de cada elemento da família. 

Dia 7 - Feno - Coloquem o feno no Presépio e comprometam-se a dominar os sentimentos do orgulho, da ira ou inveja. Digam uns aos outros que se querem bem. 

Dia 9 - Palha - Coloque-se a palha no Presépio e desafiem-se os elementos da família para uma caminhada, (ex um passeio juntos), superando o frio ou o calor, sem se queixarem. 

Dia 10 - Fraldas - Preparem-se para o Divino Menino, de mãos postas em oração, rezando juntos uma oração do Advento. 

Dia 11 - Combustível - Sorria aos seus pais, professores e autoridade; e assim aquecerá o seu coração. 

Dia 12 - Água - Coloque-se uma fonte no presépio, para que todos sintam uma ligação forte ao mesmo. 

Dia 13 - Provisões - Evitem-se palavras que não sejam verdadeiras. Prive-se, cada um, de algo que gosta, nas refeições. 

Dia 14 - Luz - Em família, coloque-se luz no presépio. Neste dia cuide-se, especialmente, do ambiente familiar. Alegre-se a casa com uma flor diferente. 

Dia 15 - Fogo - Aqueça, cada membro, o presépio do seu coração. Agradeça a Deus, em família, por ter assumido a natureza humana. Demonstre gratidão aos pais, aos filhos, ao marido, à esposa, a parentes e amigos. 

Dia 16 - Boi - Em Família, coloque o boi no presépio e juntos contemplem a construção inacabada...Convençam-se os amigos da importância do Natal, porque Jesus nascerá novamente no coração de cada pessoa. 

Dia 17 - Burro - Coloque-se, em família, o burro no presépio. Ofereçam, juntos, ao Divino Menino a força física, para que possa ser usada ao serviço dos outros. 

Dia 18 - Prendas - Em família, decidam o que oferecer ao Divino Menino, neste Natal e o que oferecer aos parente e amigos. 

Dia 19 - Cordeiros - Levem ao presépio alguns codeirinhos e comprometam-se a viver a mansidão e a humildade de coração. 

Dia 20 - Pastores - Em família, coloquem os pastores no presépio e elejam uma família ou uma pessoa pobre a quem ajudar neste Natal. 

Dia 21 - Chave - Coloquem a chave na porta do estábulo para manter afastados os ladrões... comprometam-se a pensar bem dos outros, mesmo daqueles que não são tão simpáticos. 

Dia 22 - Anjos - Convidem os anjos a adorar a Deus com toda a família. Cada um, obedeça, cuidadosamente, às inspirações do anjo da Guarda. 

Dia 23 - S. José - Em família, coloque-se S. José no Presépio e aprenda-se com Ele o silêncio, a paciência e a capacidade de suportar as recusas e desilusões. Peçam-lhe que a todos ensine o dom da confiança. 

Dia 24 - Virgem Maria - Levem juntos, a Virgem Maria e o Seu Filho Jesus ao Presépio. Convidem-nos a habitar no seio da vossa família. Encurtem as conversas e as chamadas telefónicas e passem algum tempo na companhia da Sagrada Família. 

Vieira Maria

0 Comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More