26 de fevereiro de 2010

Viver atrás de um sonho

Conheço o Instituto das Cooperadoras da Família, desde a minha infância, porque uma vez por semana, vinha uma Senhora à casa dos meus Pais, com uns deliciosos docinhos caseiros e que sempre repetia: "são docinhos de Santa Zita".
Muitos anos depois, aí por 1970 fui convidada a fazer um Projecto, para aqui no Porto se fundar uma escola para Auxiliares de Educação, cujo Fundador recordo com respeito e saudade, o Reverendo Padre Marinho. Depois, coube-me a tarefa de transmitir a disciplina de Pedagogia que fiz com o maior empenho. Ao recordar essa fase da minha vida, mais uma vez pude avaliar que para além dos doces bolinhos da minha infância, tinha entre as minhas melhores alunas, duas Cooperadoras da Família que voaram muito alto, na sua vida profissional, subindo todos os degraus, dentro da Educação de Infância; não me surpreendeu a sua carreira, porque sempre manifestaram o maior interesse, nesse primeiro Curso de Educação de Infância.
Mais tarde, em Dezembro de 1993, tive um convite para escrever regularmente no Jornal da Família e por motivos pessoais e profissionais interrompi essa colaboração regular. Entretanto, o Jornal de Dezembro e a proximidade do Natal, despertaram em mim a necessidade de escrever umas simples linhas, saídas do meu coração.
O Jornal da Família, completa 50 anos de vida; sei qual é a emoção que sentem todas as pessoas ligadas ao Instituto das Cooperadoras da Família, porque também vivo a alegria de estar a comemorar os 50 anos do Jardim-Escola que iniciei em 25 de Novembro de 1960 e que foi o primeiro da cidade do Porto.
Esta coincidência de duas caminhadas paralelas no tempo, convergindo na preocupação de defender, proteger, educar e sonhar, com a possibilidade da Família ser apoiada, por toda a Comunidade de modo a gerar, educar e transmitir valores, faz a diferença entre uma Sociedade desiludida, vencida pelo materialismo e sem objectivos pessoais e uma Nova Geração que viva com optimismo e encare a vida "como bola colorida, nas mãos de uma criança".
Parabéns ao Jornal da Família, Felicidades na vossa caminhada!

Mª Teresa Araújo Cunha

0 Comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More