17 de fevereiro de 2010

Seguir Jesus Cristo

Fantástica Aventura, pelos Caminhos do Mundo

Jesus caminhava junto ao mar da Galileia, quando viu dois irmãos a consertar as redes, eram pescadores e chamou-os: “Vinde comigo e farei de vós pescadores de homens”. Acrescenta o Evangelho que eles deixaram logo tudo e seguiram Jesus.
Este é apenas um apontamento sobre um chamamento. Poderia percorrer a história e encontraria outros tantos quantos os chamados, seja qual for o caminho, desde a vocação matrimonial, à de eremita do deserto, à consagração secular…
Histórias iguais, idênticas, com mais ou menos pormenores ou nuances, têm em comum o mesmo ideal: Seguir Jesus Cristo, deixar-se seduzir por Ele, pela Sua Mensagem que é sempre Boa Nova e viver em tensão permanente para que outros entrem nesta corrente de vida e felicidade.
O título escolhido para estas linhas, pode parecer utópico ou ilusório, pessoalmente sinto-o como verdadeiro, assim o tenho vivido ao longo de vinte oito anos, desde que tomei a opção de vida: seguir Jesus Cristo no Caminho da Consagração Secular, no Instituto Secular das Cooperadoras da Família. Não foi opção tomada de ânimo leve, como creio que devem ser as decisões que impliquem a vida toda. É necessário arriscar e não se sabe o que se vai encontrar.
É esta surpresa permanente de Deus, que se vai revelando e manifestando o Seu Projecto no ordinário de cada dia, em gestos simples e acontecimentos banais; em circunstâncias felizes mas também em momentos de dor e até de incerteza, que me cativa. Sinto que estes momentos é que tornam forte e fecundam a opção, desde que estejamos bem convictos daquele em quem acreditamos, em quem depositamos a nossa confiança e esperança. Ele não falha nunca, as nossas fraquezas e debilidades levam-nos por vezes a confundir a acção de Deus com a nossa. Mas Ele supera tudo o que possamos pensar, pedir ou imaginar.
Estamos numa fantástica aventura em que, cada manhã, Deus coloca diante de nós uma folha em branco para nela escrever a História de Amor que vai acontecendo em cada ser humano, à nossa volta, na sociedade. História essa quantas vezes tecida em emaranhado de fios difíceis de perceber e/ou contornar. Porém o primeiro passo para o encontro com Deus e consequentemente com os irmãos, estamos em dinâmica de serviço, é deixar Ele agir livremente em nós, não colocar ou não ser obstáculo à sua acção.
Todo o dom recebido, é disso que se trata, traz consigo uma tarefa. Ao chamar-nos a uma vocação concreta, específica, Deus fornece as ferramentas necessárias para a levar a bom porto, inseridos e atentos às realidades envolventes, sem nos deixarmos submergir por elas, mas num esforço de servir e promover a vida humana desde o primeiro instante da sua existência, ou seja o momento da concepção. Somos seguidores de Cristo como tal, não esqueçamos o que Ele disse: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.
Depois de várias etapas nesta fascinante aventura, vivida em vários pontos deste “rectângulo à beira mar plantado”, chamado Portugal, desenvolvendo os mais diversos trabalhos, Cristo me convida a ir mais longe, cruzar fronteiras e povos, numa missão “ad gentes”. Querendo Deus e as leis humanas, em breve voarei até Angola, Cabinda, onde o Instituto Secular das Cooperadoras da Família, há dez anos, vem desempenhando papel importante na formação e promoção da mulher e da família, dando vida ao Carisma do Fundador, Monsenhor Joaquim Alves Brás. Carisma que, lá como cá, se expressa no lema: “Mãos no Trabalho, Coração em Deus”.
O reino de Deus tal como o Amor não conhece fronteiras nem distância, assim certamente através do Jornal da Família ficaremos muito unidos e quem sabe, se entre os leitores, não se encontra alguém sentindo este convite de seguir a fantástica aventura chamada JESUS CRISTO?
Ele espera e chama continuamente. Escuta e não demores a resposta.


por Deolinda Araújo

1 Comentários:

Boa Deolinda....É assim mesmo.... quando tudo se faz por Amor nada impede......
Admiro a tua força e atua coragem.
Estou contigo perto d'Aquele que é a nossa própria forçã e que Deus a vida por Amor
És FANTASTICA...
Jinhos
Berta

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More