15 de janeiro de 2010

Celebrar e viver a semana do consagrado

Por decisão da última Assembleia Plenária da CEP, vamos celebrar e viver, pela primeira vez, de 31 de Janeiro a 7 de Fevereiro de 2010, a Semana do Consagrado. Uma iniciativa para ser concretizada nas dioceses e paróquias, comunidades cristãs e religiosas, em todos os espaços eclesiais.
A escolha do tema – “Vida Consagrada, solidária na esperança” – insere-se no conjunto de próximas iniciativas da CIRP e da UCESM em 2010, inspiradas pelo dinamismo da esperança cristã: a próxima semana de formação em Fátima reflectirá sobre “Vida Consagrada, mensageira de alegria e de esperança”; a Assembleia Geral da União das Conferências Europeias de Superiores/as Maiores, na Polónia, terá por tema “Vida Religiosa na Europa – histórias de esperança, esperança para a história”; várias iniciativas editoriais, abordadas por conhecidos historiadores para assinalar o centenário da expulsão das Ordens Religiosas, ajudar-nos-ão a renovar a nossa presença carismática na Igreja e na sociedade.
Para viver esta Semana, preparámos um cartaz alusivo e este opúsculo, que serão distribuídos por todas as paróquias, através dos serviços diocesanos da pastoral das vocações. Cabe aos secretariados regionais da CIRP fazer chegar os mesmos materiais a todas as comunidades religiosas e institutos seculares.
Além da mensagem tão relevante e interpeladora que D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro e Presidente da CEVM, partilha connosco, este opúsculo contém ainda uma sugestão de vigília de oração e três propostas de meditação da Palavra, a partir dos textos litúrgicos da Festa da Apresentação de Maria. A oração Consagração do Cardeal Van Thuan, notável testemunha da esperança e tão citado pelo Papa Bento XVI na encíclica “Spe salvi” sobre a esperança, encerrará este conjunto de subsídios, qual achega para celebrarmos e vivermos, de forma solidária e em comunhão, esta Semana do Consagrado.
Que Maria, Mãe da Esperança, continue a suscitar em nós dinamismos solidários de testemunhas da esperança!
P. Manuel Joaquim Gomes Barbosa, scj
Presidente da CIRP
Para aceder ao material visite o portal da Semana do Consagrado

0 Comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More