13 de outubro de 2008

Sínodo dos Bispos

Mais coração, menos cabeça

por Aura Miguel
Homilias mal preparadas, dificuldade em ler a Bíblia e desfasamento entre a vida e Palavra de Deus são alguns dos temas mais frequentes neste Sínodo, que decorre até ao final do mês em Roma.
Há pouca capacidade para ouvir e os meios de comunicação social não ajudam a fazer silêncio. Como justamente um Bispo da Nigéria, em África costuma-se dizer que «se temos duas orelhas e uma boca é para ouvir mais do que falar». Mas isso é hoje difícil, mesmo durante a Missa.
As más homilias são também uma preocupação, que chega a afastar os fiéis da Igreja. Vários Bispos sublinham a necessidade de uma articulação entre a formação bíblica, a atenção à realidade e o exemplo de vida de quem faz a homilia.
O Sínodo alerta também para a excessiva intelectualização dos pastores, porque há cada vez mais institutos para estudar a Bíblia, mas há, entre os fiéis, cada vez mais ignorância religiosa. Há cada vez menos párocos, mas aumenta o número de sacerdotes que vão dar aulas.Por outro lado, nem sempre a relação entre a Bíblia e a Igreja é evidente. Por isso, o Sínodo apela a que a experiência das Escrituras passe da cabeça para o coração.

0 Comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More