6 de março de 2008

Depois dos Concertos de Música Sacra, Igrejas da zona histórica de Lisboa abrem portas a Itinerários da Fé:

VISITAS GUIADAS REVELAM SEGREDOS DAS IGREJAS DE LISBOA

Depois do sucesso registado pelos sucessivos Ciclos de Música Sacra organizados pelas Paróquias da Baixa-Chiado, o mês de Janeiro marca o início de mais uma edição dos “Itinerários da Fé”, percursos pedestres que oferecem uma oportunidade única para descobrir a história desconhecida de algumas das mais emblemáticas Igrejas da capital. Para além dos “repetentes” percursos da Baixa e do Chiado, foram criados dois novos itinerários – Graça/Alfama e Castelo/Alfama. A segunda edição desta iniciativa decorre todos os Sábados, às 10h00, até Julho deste ano, mediante marcação prévia.

Depois do sucesso dos Ciclos de Música Sacra que têm levado milhares de pessoas às Igrejas da Capital, a herança da espiritualidade do povo de Lisboa pode ser revisitada, até ao Verão, no coração da cidade, em mais uma iniciativa organizada pelas Paróquias da Baixa-Chiado: “Itinerários da Fé”, percursos pedestres na zona nobre da capital em torno da dimensão histórica, arquitectónica, e monumental da Fé Cristã.

“Sabia que o Centro Comercial “Armazéns do Chiado” já foi um convento? E que há uma garagem do Banco de Portugal que foi, em tempos, uma Igreja?” Estas são apenas algumas das muitas curiosidades a descobrir nos “Itinerários da Fé”, em quatro percursos pedestres distintos, que decorrem alternadamente às 10h00, todos os Sábados:

No primeiro Sábado de cada mês, decorre o Circuito da Baixa, com início na Sé, às 10h00; no Sábado seguinte, percorrem-se as Igrejas do Castelo/Alfama, com início na Igreja de Santa Cruz do Castelo; o terceiro Sábado do mês está reservado para o itinerário do Chiado (que começa à mesma hora na Igreja de São Roque), ficando o último Sábado destinado às Igrejas da Graça/Alfama, com ponto de encontro marcado junto ao miradouro, na Igreja da Graça.

As visitas, organizadas para grupos entre 15 e 25 pessoas, requerem inscrição prévia, junto dos serviços da Igreja de S. Nicolau. Apenas as Igrejas serão visitadas, sendo que os museus não estão incluídos nesta iniciativa. É também possível marcar percursos em outras datas para além das previstas, com o objectivo de facilitar a deslocação de grupos privados, associações e escolas.

Estes percursos especiais ficam, no entanto, sujeitos à disponibilidade das paróquias e dos guias.

Marcação:
21 887 95 49

Madalena Filipe

(sexta-feira das 15h às 18h)

itinerariosdafe@paroquiasaonicolau.pt
3€ por pessoa.

Igreja de São Nicolau

R. da Vitória 1100-618 Lisboa

Fax (+351) 21 886 5766


Contacto para assuntos de imprensa:

João Freitas Ferreira

213 869 405 • 913 469 472 • jff@belodemorais.com.pt

0 Comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More